17 maio, 2011

TRT-6 escolhe listra tríplice para vaga de desembargador e deixa de fora o candidato mais votado pela classe dos advogados.

O pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região (TRT6) realizou, na última sexta-feira (13.05.11), a sessão especial para a escolha da lista tríplice de candidatos ao cargo de desembargador do TRT-6 pelo dispositivo do Quinto Constitucional. Foram eleitos Ruy Salathiel (17 votos), Ricardo Varjal (15 votos) e Márcia Rino (14 votos). A lista sêxtupla, escolhida anteriormente pelos integrantes da OAB-PE, tinha ainda os nomes dos advogados Inácio Feitosa, Armando Garrido Filho e Carine Delgado. Essa foi mais uma etapa do processo de escolha do novo desembargador na vaga pertencente à advocacia pernambucana.
Mais uma vez, embora a classe dos advogados tenha se mobilizado e tenha tentado impor uma democracia da maioria, o TRT6 agiu de forma a beneficiar suas próprias escolhas e preferências, deixando de lado a imparcialidde necessária para, de fato, tornar democrática a representação dos advogados naquele Tribunal. Nada mais que um reflexo do caos democrático e da defragmentação que sofre o sistema republicano neste país.
É a democracia que sofre com tais atitudes, já que, tanto nas pequenas como nas grandes decisões, a troca de influências e benefícios pessoais suplanta a vontade popular que deixa de ser respeitada. Resta agora continuar na luta pela construção de uma representação legítima e não meramente formal dentro dos quadros dos Tribunais como pretendeu o legislador constitucional.