11 dezembro, 2014

A Concretização dos Direitos Humanos na Pós-Modernidade - III JUSNABUCO

      A Faculdade Joaquim Nabuco - Recife realizou, sob a coordenação dos professores Francisco Muniz e Clara Izabel de Melo do curso de Direito, nos dias 04, 05 e 09 de dezembro de 2014 o III JUSNABUCO que teve como tema central: "A Concretização dos Direitos Humanos na Pós-Modernidade". Houve painéis pela manhã e pela noite.
      O primeiro painel tratou do "Desafio da concretização dos Direitos Humanos sob a ótica do Direito Penal e da Filosofia do Direito". Palestraram o Prof. Yuri Herculano, o Prof. Plínio Pacheco e o Defensor Público Geral do Estado de Pernambuco Manoel jerônimo de Melo Neto. Após as palestras desse dia foi inaugurado o Núcleo de Práticas Jurídicas da Nabuco-Recife.

 


No segundo painel representantes do Estado falaram a respeito da "Efetivação do princípio da Dignidade da Pessoa Humana no Contexto do enfrentamento da violência contra a Mulher"; na ocasião palestraram a Defensora Gina Bezerra, a Secretária da Mulher do Estado - PE Barbara Kreuzig e a juíza Marylusia Feitosa.
       No dia 05/12 o painel versou sobre "Direitos Humanos e Sociedade - Respeito às minorias e à participação popular na definição do modelo de cidade que buscamos para o Recife" e palestraram: a ativista do Ocupe Estelita Liana Cirne Lins e as Professoras Fabiana Leite, Juliana Passos de Castro e Manoela Alves. No painel da noite o tema foi "Os avanços e recuos dos direitos humanos no Brasil e os desafios para a concretização do Direito Constitucional à Saúde" onde palestraram o Coordenador de Direito da Nabuco-Recife e Professor Francisco Muniz o Dr. Diego Medeiros Guedes.
       No último dia, em 09/12/2014 o painel que tratou de "Direitos Humanos e Sociedade - O respeito às minorias e a busca por um meio ambiente equilibrado" teve como palestrantes a Dra. Ingrid Campos, a Profa. Luciana Brasileiro e os Professores Mestres Deyglis Fragoso e José Lourenço Torres Neto. O último painel tratou dos "Avanços e recuos dos direitos humanos no Brasil sob as perspectivas do Direito do Trabalho e dos sistemas alternativos de resolução de conflitos".
                                                     
 
Minha palestra teve como tema: "A concretização do Direito à Educação e o argumento das "discriminações positivas"". Uma rápida avaliação da retórica textual constitucional do argumento da discriminações positivas, também conhecido como ações afirmativas. O texto resumindo a palestra pode ser encontrado em:
Argumento das discriminações positivas

O evento teve repercussão nos sites da Faculdade Joaquim Nabuco e da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.

Faculdade Joaquim Nabuco - Recife - Notícias

Defensoria Pública do Estado de Pernambuco





Nenhum comentário: